Farmácias
As Farmácias, pela sua acessibilidade e ampla distribuição geográfica, constituem a primeira linha de contacto com a população, não só no dia-a-dia, mas também numa situação de surto ou epidemia. Por este motivo e por serem reconhecidamente espaços de saúde, estão particularmente expostas a questões sobre a COVID-19 assumindo, simultaneamente, uma elevada responsabilidade perante a sociedade, em geral, e os seus utentes, em particular.
Desta forma, o Grupo ANF elaborou um conjunto de medidas para apoiar as Farmácias nesta fase de pandemia:
Elaboração e contínua actualização do Plano de Contingência para as Farmácias pelo Infosaúde, CEDIME.
O Plano de Contingência para as Farmácias tem como objectivo servir de orientação para a actuação da Farmácia na prevenção da transmissão, detecção precoce e encaminhamento dos casos de COVID-19. Este Plano de Contingência pretende antecipar e gerir o impacto da pandemia, não só junto da população, mas também junto dos colaboradores da Farmácia.
Inquérito Excepcional às Farmácias
Esta iniciativa foi lançada pela ANF e destinou-se a conhecer melhor as condições que o sector estava a atravessar, para encontrar soluções mais adequadas à minimização dos impactos da pandemia.
Projeto Profarmácia#vamosvencerocovid19
Iniciativa criada pela ANF para preparar o sector para o impacto económico-financeiro da pandemia.
A Profarmácia#vencerocovid19 tem diferentes níveis de intervenção, accionados consoante as alterações ao volume de negócios e funcionamento da Farmácia. De acordo com as necessidades, a iniciativa implementa medidas de natureza operacional, financeira, jurídica, fiscal ou na área dos recursos humanos.
Este serviço contempla ainda um plano de emergência para intervir prioritariamente junto das Farmácias de zonas mais fragilizadas e sinalizadas no âmbito do Programa de Coesão Territorial das Farmácias 2020.
Reorganização dos Turnos
A ANF elaborou uma proposta de reorganização dos turnos, à qual o Infarmed deu uma resposta positiva.
No que diz respeito às Farmácias em regime de turno de serviço, foram analisadas as diferentes soluções para dar uma resposta mais adequada às necessidades da população servida por essas Farmácias em contexto da pandemia COVID-19.
Esta reorganização do serviço de turnos possibilitou uma adequada cobertura farmacêutica, prestando um serviço de turnos mais eficiente, protegendo a segurança da população e das equipas das Farmácias.
Linha de Apoio ao Farmacêutico (LAF)
A Ordem dos Farmacêuticos e as associações que representam as áreas assistenciais da profissão farmacêutica – Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas – criaram um Gabinete de Apoio ao Farmacêutico para coordenação estratégica e implementação de medidas para todo o sector farmacêutico enfrentar a pandemia COVID-19.
Entre as medidas adoptadas está a criação de uma Linha de Apoio ao Farmacêutico, um número de telefone gratuito. Esta Linha de Apoio ao Farmacêutico visa responder às dúvidas, dificuldades e problemas que os colegas enfrentam diariamente devido ao novo coronavírus. A Linha de Apoio ao Farmacêutico também disponibiliza aconselhamento psicológico telefónico aos farmacêuticos.
Parceria entre a ANF e os Correios de Portugal (CTT)
Como maior rede de Saúde Pública em Portugal, as Farmácias assumem a responsabilidade de adoptar todas as medidas úteis à contenção da pandemia COVID-19. Desta forma, a ANF e os Correios de Portugal (CTT) celebraram uma parceria para proporcionar à população um serviço em que os portugueses podem receber medicamentos e produtos de saúde e bem-estar em casa, em todo o país. Este serviço farmacêutico postal permite aos cidadãos fazer encomendas à distância às Farmácias, por e-mail ou telefone, contribuindo para a segurança e bem-estar de todos.
Bolsa de Voluntários
No contexto da pandemia COVID-19, as Farmácias tiveram de se adaptar a uma nova realidade, no sentido de reduzir o risco de contágio do SARS-CoV-2, tanto aos seus utentes como aos seus colaboradores.
Neste âmbito, a Ordem dos Farmacêuticos decidiu, em conjunto com as associações do sector, e a Associação Portuguesa dos Estudantes de Farmácia, promover uma Bolsa de Voluntários que integra farmacêuticos e estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, para dar apoio operacional e logístico às Farmácias Comunitárias que apresentem necessidade de reforço na equipa.
A ANF suportará o seguro contra danos pessoais e de responsabilidade civil e os subsídios de alimentação e transporte ficarão a cargo das Farmácias com necessidade de receber voluntários.
Adequação do serviço prestado para as Farmácias terem meios para fazerem face às necessidades da população em tempos de pandemia:
Glintt: Adaptação dos produtos em catálogo com inserção de viseiras e acrílicos. A Adjustt adequou o programa de consultoria e preparou um conjunto de recomendações na área da gestão que se considerem fundamentais para assegurar o sucesso na adaptação de todas as Farmácias a esta nova realidade;
Finanfarma: Adaptação dos produtos com TPA’s contactless e condições financeiras adequadas.
Elaboração de documentação de suporte para fornecer às Farmácias:
- Elaboração de um documento de Boas Prácticas e estratégias a adoptar pelas Farmácias
- Elaboração do CEDIME informa
- Elaboração do CEDIME descomplica – sobre Equipamentos de Protecção Individual – EPIs
- Elaboração de uma Checklist de utilização pelas Farmácias sobre medidas de prevenção, isolamento e comportamento em relação a casos suspeitos
- Elaboração e compilação de perguntas frequentes sobre COVID-19
- Elaboração de folhetos e cartazes sobre o coronavírus para as Farmácias disponibilizarem à população CARTAZ | FOLHETO
- Disponibilização dos folhetos #MáscaraParaTodos idealizados pela Ordem dos Médicos para as Farmácias cederem à população FOLHETO